CINE RAPADURA É APRESENTADO EM HAVANA - CUBA
O 7º Congresso Internacional de Educação Superior, realizado na cidade de Havana entre os dias 8 e 12 de Fevereiro de 2010, reuniu docentes e discentes de diversas universidades do mundo em torno de apresentações e discussões sobre ensino, pesquisa e extensão. As diferentes modalidades de atividades – Conferências, palestras, mesas redondas, comunicações, posters e panels acolheram pesquisadores e extensionistas interessados em intercambiar saberes e experiências nas mais diversas áreas da educação superior em contexto mundial.
Tendo como tema “A Universidade para um mundo melhor”, tais sessões de trabalho constituíram, durante os quatro dias do Congresso, verdadeiros espaços para o encontro, o debate, a reflexão e a análise de soluções aos problemas enfrentados nas diferentes partes do mundo, a fim de elaborar estratégias comuns que possibilitem a concretização de práticas, seja no campo do ensino, da pesquisa ou da extensão, que colaborem para relações mais solidárias, comunitárias e promotoras do bem estar comum, de modo a buscar um desenvolvimento integrado e colaborativo entre os conhecimentos e práticas da academia e das comunidades locais.
No dia 11 de fevereiro a experiência do Cine Rapadura foi apresentada por meio do artigo Espaços diversos de formação e educação: o lugar da cultura na formação do olhar e da conduta cidadã – a experiência do Cine Rapadura em Amargosa/BA/Brasil. Um dos destaques da apresentação foi o de o Cine Rapadura tem se configurado como importante espaço de formação para os estudantes envolvidos no Projeto, uma vez que, além da pesquisa sobre o tema cinema e educação, eles participam da elaboração do material de formação de público distribuído nas mostras (encartes mensais que contem um texto informativo, as sinopses e referências completas dos filmes), da produção do Módulo Educativo, da seleção de temas e filmes, da elaboração dos debates, de sua concretização e avaliação, o que certamente colaborará em grande medida para sua formação enquanto futuros docentes. Nosso esforço tem se concentrado na leitura crítica da sociedade por meio do conteúdo dos filmes, bem como de sua interpretação e desmistificação. Por meio de exercícios de leituras de imagens, após cada exibição são abordados e discutidos aspectos relacionados à forma e ao conteúdo dos filmes. Nessas leituras buscas a compreensão de si e do outro, procurando desvendar junto aos participantes o mundo das imagens e o mundo dos homens. A este respeito, estudantes do curso de Pedagogia que participam como monitoras no Cine Rapadura afirmam que:
O cinema enquanto arte que forma cidadãos, vem a qualificar a construção dos nossos olhares educados, ou seja, nos possibilita compreender as questões existenciais apresentadas nos filmes com mais criticidade. Além disso, temos aumentado o nosso repertório de leituras, pois é necessário a realização de pesquisas para os debates realizados após a apresentação dos filmes e para a realização do grupo de estudos, que tem como finalidade as discussões de textos referentes a cinema. (...) “depois dessa experiência, o nosso despertar para o significado do cinema está cruzado com uma visão de mundo inquietante e analítica. E mais: estamos nos percebendo como seres constituintes das questões problematizadoras extraídas dos filmes. Alem disso, com as análises dos textos e dos filmes feitas durante os debates, passamos a diferenciar osdiversos tipos de filmes, suas características e proposições. Como exemplo marcante, temos a distinção entre os filmes hollywoodianos e os brasileiros, quando, entre ambos, existe uma diferença marcante nas explicitações da sociedade e suas imbricações.” (Maiane Santana, Milena Queiroz e Josenaide Silva, Santana, Milena S. Queiroz e Josenaide A. da Silva, estudantes do 3º semestre do curso de Pedagogia).
Trecho do artigo publicado nos anais do Congresso Universidad 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário